SARAU NA ESCOLA
PROPOSTA DE AÇÃO
Realizar saraus periódicos na
escola como estratégia para atrair as famílias, valorizando os talentos
culturais presentes na comunidade.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Sarau é um evento cultural onde
as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. A palavra tem
origem no termo latino serus (relativo ao entardecer), porque acontecia, em
geral, no fim do dia. Pode envolver dança, poesia, círculos de leitura, seção
de filme, música, bate-papo filosófico, pintura, teatro etc.
Muito comuns no século XIX, os
saraus vêm sendo resgatados e reinventados pelas escolas como uma maneira de
fortalecer a identidade da comunidade escolar, promovendo a integração de todos
de forma descontraída, criativa e mais envolvente do que a tradicional reunião
de pais.
É um momento para a soma
conhecimentos, descobertas e vivências coletivas.
Ao promover esses encontros, a
Unidade Escolar ultrapassa seus muros e se fortalece como um pólo cultural da
localidade. As famílias passam a se reconhecer na escola, o que acaba por ter um
impacto muito positivo no envolvimento delas com os estudos dos filhos.
Além disso, o sarau é também um
momento de tomada de consciência, pois a cultura desperta a sensibilidade das
pessoas para a realidade à sua volta e as estimula a refletir sobre ela a
partir de outras linguagens.
COMO EXECUTAR
Marcar uma reunião para compartilhar a ideia
com a direção da escola, o grupo de professores
e o Conselho Escolar (caso exista). Se
for bem recebida, formar uma comissão organizadora.
A Comissão Organizadora deve então preparar
uma reunião de planejamento, na qual devem ser definidos os objetivos e as
características do evento, o horário, as tarefas necessárias à sua realização e
os responsáveis por cada uma delas.
Os saraus podem acontecer bimestralmente,
sempre com um tema diferente que reflita os desejos e a realidade local.
Mapear os grupos e artistas locais e convidá-los
a participar.
Levantar os equipamentos necessários para a
realização das atividades e procurar parceiros que possam emprestá-los.
Planejar a ambientação da escola segundo o
tema de cada sarau. A decoração pode ser feita pelos alunos, como trabalho de
sala de aula.
Criar estratégias de mobilização da
comunidade, como convites para enviar às famílias e cartazes para espalhar pela
escola e em outros pontos do bairro. Um grupo de alunos pode criar um “convite
falado” e apresentá-lo na saída das aulas.
Convidar os
funcionários da Unidade de Negócio e o grupo de agentes-chave para que também
possa compartilhar conhecimentos e vivências com os alunos, participando ativamente
das atividades.
QUEM PODE
EXECUTAR
Mobilizadores,
agentes-chave, professores, alunos e representantes do Conselho de Escola.
DESENVOLVIMENTO
DA ATIVIDADE
Obs: a
atividade pode ser adaptada conforme a realidade local e os conhecimentos
prévios do mobilizador sobre o assunto.
As atividades
do sarau devem ser planejadas de acordo com os interesses e talentos locais.
Apresentamos
algumas sugestões:
1. Mesa de
livros
Selecionar
livros da biblioteca da escola (e outros doados/emprestados por parceiros) espalhá-los
sobre uma mesa grande. Os convidados sentam em
volta e ficam livres para folheá-los, copiar trechos ou ler alto para o
grupo. A única regra é que os livros não saiam da mesa.
Algumas
sugestões de autores: Cecília Meireles, Cora Coralina, Vinícius de Moraes, Eva
Furnari, Tatiana Belinky, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Mário
Quintana, entre outros.
2. Exposição de
artistas locais
Os artistas
locais são convidados a se expressarem, nas suas diferentes linguagens, sobre o
tema do sarau. Os trabalhos ficam expostos no pátio da escola.
3. Recital de
poesia
Os
participantes podem se inscrever para declamar poemas (de sua autoria ou não).
Para esta atividade, é interessante que alguns professores proponham oficinas
de criação de poesias previamente, em sala de aula.
4. Quintal de
brincadeiras
Convidar
membros da comunidade a organizar um espaço onde possam ensinar para as crianças
brincadeiras de sua época. Outra ideia é criar um “cantinho mágico”, onde podem
acontecer oficinas de construção de brinquedos com sucata.
5. Momento de
liberdade poética e musical
Espaço aberto
para que qualquer pessoa possa apresentar algo que tenha interesse em apresentar
na hora.
6. Exposição de
arte
Murais onde
podem ficar expostos desenhos, pinturas e outros trabalhos de arte visual
feitos pelos alunos em sala de aula.
7. Oficina de cordel
Há algum
cordelista no bairro? Convide-o a fazer uma oficina de criação de cordéis, que
depois podem ficar expostos num varal.
8. Roda de
contação de histórias
Professores,
funcionários, pais ou mesmo alunos mais velhos podem conduzir esta atividade, voltada
para as crianças. Sentadas em roda, elas ouvem a história contada pelo adulto e
devem continuá-la, imaginando novos rumos para a trama. Em seguida, elas podem
criar livros ilustrando a história. Para isso basta entregar folhas de sulfite
dobradas ao meio e giz de cera. Eles podem ser finalizados grampeando ou
amarrando um barbante na lombada.
9. Seção de
cinema
Reservar uma
das salas da aula (ou a própria sala de vídeo da escola, caso exista) para
passar filmes que tenham relação com o tema do sarau. Ao final de cada seção,
promover uma discussão sobre o assunto.
10. Memória viva
Rodas de
conversa com moradores antigos do bairro, na qual os estudantes podem
entrevistá-los sobre sua infância, seus tempos de escola, suas formas de
diversão etc.
11.
Apresentações musicais
Convidar grupos
locais a se apresentarem. Estipular um tempo ou número de músicas para cada um,
orientando-os a se inspirarem no tema do sarau.
12. Oficina de
artesanato
Membros da
comunidade podem ensinar a fazer pequenos objetos de artesanato, de acordo com
suas habilidades manuais.
13. Brincando
com poemas
Criar uma série
de desafios com a escrita a partir de
poemas conhecidos. Alguns exemplos: completar lacunas com as palavras que
estiverem faltando, entregar versos separados em pequenos pedaços de papel e
pedir que o grupo junte-os para formar poesias, criação de rimas etc. Um grupo
de professores pode ficar responsável por organizar esta oficina.
14. Teatro
Convidar grupos
de teatro da escola ou comunidade local a montarem peças ou esquetes inspirados
no tema do sarau.
RECOMENDAÇÕES
Em cada sarau, deixar uma caixa de sugestões
em local visível para que os convidados possam sugerir temas para o próximo
encontro.
Durante toda a organização do evento, é
importante incentivar o trabalho em equipe, a auto-organização, a criatividade
e a improvisação, além de trabalhar valores como cooperação, ética e
solidariedade. O processo é muitas vezes tão importante quanto o produto final.
O registro dos saraus pode ser feito pelos
próprios alunos. Alguns podem tirar fotos, outros podem desenhar ou escrever
relatos. Esse registro pode ser compartilhado em murais expostos na escola.
As famílias podem ficar responsáveis por
organizar a área de comida, montando barracas
de lanches e comidas típicas. O dinheiro arrecadado pode ser usado para fazer um
caixa para o próximo sarau.
Além de ser um momento de descontração e
resgate permanente da culturapopular, o sarau é também uma oportunidade de
conhecer melhor o universo dos estudantes. Não perca a chance de usar isso como
base para enriquecer o currículo da escola. O sarau ganha mais significado se fizer parte
do planejamento anual da escola e estiver integrado com as atividades de sala
de aula.
O excesso de
atividades pode complicar a organização do evento. Sempre que possível, promova
a autogestão, deixando que os responsáveis
por cada oficina organizem o espaço e providenciem o material
necessário.
O sarau é uma oportunidade de fazer as
famílias circularem pela escola. Por isso, procure espalhar as atividades pelos
diferentes espaços: biblioteca, salas de aula, sala de leitura, quadra, sala de
vídeo e outros locais normalmente esquecidos.
O que garante o sucesso de um sarau é a
participação efetiva dos convidados. Os coordenadores de atividades devem estar
sempre atentos para motivar os mais tímidos.
Fazer o registro da atividade e encaminhar o material
(com fotografias) para ser publicado no Blog Educação.
Divulgar a
atividade internamente na Unidade de Negócios, convidando os demais funcionários
para prestigiar a escola.
OBSERVAÇÃO
A atividade
aqui apresentada foi elaborada pelo Instituto Paulo Freire.
Veja no link abaixo a proposta se Sarau da escola EE Jornalista Francisco Mesquita, na zona leste de São Paulo.
2º D ETIM
ResponderExcluirextenção gandra viu isso..
alguem liga? ( piada interna)
ass: Renan
legal!! vamos fazer
ResponderExcluirNossa, adorei a postagem! Vou compartilhar e sugerir na escola onde trabalho.
ResponderExcluir