Leitura de obras e construção de objetos de arte
# Objetivo:
- Desenvolver habilidade crítica para a leitura de obras de arte;
- Construir relações entre matéria e cultura.
# Conteúdos: Leitura
de imagens, memória, materialidade, crítica, curadoria.
#Tempo estimado: 7 aulas
# Material necessário:
Computador, projetor, imagens de obras de arte extraídas de livros, sites e
outras publicações, fichas do educativo da 29ª Bienal, coleção Arte e
Sociedade (Editora Callis), livro OSTERWOLD Pop Art (Taschen),
catálogos e folders de exposições, papel, tinta e objetos que os alunos possam
levar para a escola como travesseiros, gavetas, caixas, algodão ou brinquedos
velhos.
# Desenvolvimento:
1ª etapa
Organize uma aula expositiva e faça uma abordagem histórica sobre suportes e
técnicas tradicionais da pintura e da escultura - como bronze, mármore, gesso e
telas. Discuta com a turma quais eram os lugares da arte em diferentes épocas.
Fale sobre os templos gregos, os obeliscos, o arco do triunfo, as igrejas, os
museus e a academia. Para ilustrar esta etapa, lance mão de recursos
audiovisuais. Você pode levar a turma à sala de informática e trabalhar com as
obras disponíveis no sitehttp://www.christojeanneclaude.net/. As fotografias e obras devem ser mostradas em
ordem cronológica, em uma abordagem linear que na segunda etapa desta sequência
será desconstruída. Faça uma pesquisa detalhada de imagens, organize-as
abordando técnicas e funções. A ideia é deixar claro que arte nunca foi
exclusivamente pintura e escultura.
2ª etapa
Organize com os alunos uma apresentação de imagens de objetos de arte moderna -
como obras de Claes Oldenburg, Andy Warhol e Marcel Duchamp. Disponha livros de
arte dadaísta, da Por Art, do Novo Realismo e de arte brasileira dos anos 1960
e 1970 para que a turma investigue com base no próprio interesse, sem impor a
sua seleção. Mostre aos alunos exemplos de intervenções urbanas, de suportes
digitais e de linguagens híbridas. Enfatize artistas brasileiros
contemporâneos, que estão mais próximos da realidade dos estudantes; aprofunde
o conceito de materialidade e ressalte a diferença das linguagens da arte
moderna e contemporânea com relação às chamadas linguagens tradicionais da
pintura e da escultura. Utilize materiais impressos, como folders de
exposições, livros e catálogos de arte. A coleção Arte e Sociedade,
de Aracy Amaral e André Toral (disponível nas salas de leitura da rede estadual
de São Paulo) e o livro OSTERWOLD Pop Art, da Taschen, também é uma
boa opção. O professor que frequenta exposições também deve habituar-se a
colecionar esses catálogos e folders.
Deixe que os alunos manipulem os materiais livremente, de modo que o interesse
individual de cada estudante conduza a abordagem feita por você. Divida os
alunos em grupos e exponha diferentes imagens para cada equipe, com o objetivo
de exemplificar suportes e materiais distintos. Os alunos devem compreender que
há diferentes maneiras de se utilizar materiais alternativos e que isso não é
uma exclusividade de determinado artista ou período da história da arte.
Ofereça à turma informações que não podem ser compreendidas pela simples
observação das imagens, mas tome cuidado para não elaborar questões
condutistas, que inibam a reflexão da garotada. Esclareça questões históricas e
fale sobre conceitos como o de design, religiosidade, hábitos, objetos de
comunicação e utilitarismo.
3ª etapa
Cada estudante deverá escolher um objeto (que pode ser trazido de casa ou
escolhido dentre os objetos disponíveis na escola) e escrever em um papel
ideias que se relacionem a ele. Proponha que esta atividade seja realizada
rapidamente, em no máximo 5 minutos, para captar as primeiras impressões do
aluno sobre o objeto. Em seguida, disponha os objetos pela sala e sorteie os
papeis entre os alunos, que deverão tentar adivinhar a quais objetos as ideias
estão relacionadas. Essa atividade deverá gerar uma discussão a respeito da
cultura, de diferentes vivências, de forma e conteúdo dos objetos. Encaminhe a
discussão lembrando que os objetos são carregados de ideias. Debata com os
alunos o que é próprio da função do objeto e os significados que nós,
culturalmente, atribuímos a ele. Um exemplo é o uso do cinto, um objeto do
vestuário que muitas vezes é associado a castigos físicos. Deixe que os alunos
estabeleçam outras relações semelhantes.
4ª etapa
Proponha à classe a construção de objetos de arte, que podem partir de linguagens
artísticas tradicionais ou não. O desafio é fazer com que os alunos criem
tomando por referência formas do cotidiano - como as de alimentos ou de objetos
funcionais, como telefones ou aparelhos de televisão. Esses objetos de
referência podem ser representados nas criações ou deslocados como matéria para
o trabalho final. É importante que a garotada troque ideias entre si e finalize
os trabalhos em casa ou com a ajuda de outras pessoas. O objetivo desta etapa é
que os estudantes se articulem para usar diferentes elementos de cor e forma
incluindo os objetos que trouxeram na etapa anterior. Oriente-os a construir
objetos que servirão a várias possibilidades de interpretação e explique que
essas interpretações se dão de acordo com a cultura dos objetos articulados por
todos em sala.
5ª etapa
Os alunos deverão estabelecer relações entre as criações de cada um com o
objetivo de organizarem uma mostra na sala de aula. Todos deverão ter acesso às
fichas do material do educativo da 29ª Bienal - com imagens de obras e
informações sobre artistas que participam desta mostra de arte contemporânea -
para que proponham relações entre os próprios objetos e as obras de arte
estudadas. Oriente os alunos a sugerir obras de referência uns para os outros e
faça com que observem semelhanças de temática, suportes e materiais
utilizados.
A mostra de arte da turma deve ser montada de acordo com as propostas dos
alunos, que deverão discutir as relações entre seus objetos e as questões sobre
linguagens artísticas e materialidade abordadas ao longo desta sequência.
#
Avaliação :
Observe se os trabalhos desenvolvidos pelos alunos foram apresentados em
diferentes linguagens, como desenho, pintura, vídeo, fotografias, ready
mades, entre outras. É fundamental que essas variações apareçam. Com base
na mostra organizada pelos alunos e nas discussões realizadas em sala, avalie
se todos aprenderam sobre o potencial expressivo de diferentes materiais e
formas, possibilitando diferentes articulações entre essas formas e os
conteúdos das imagens e obras de arte.
Tarsila do Amaral
Bibliografia
Nasceu em1º de Setembro
de 1886 na cidade de Capivari no interior de São Paulo. Viveu sua infância nas
fazendas de seu pai onde criou quarenta gatos. Estudou em São Paulo e aos 16
anos foi para Barcelona na Espanha, onde fez seu primeiro quadro chamado de
Sagrado Coração de Jesus em 1902.
Tarsila gostava de
pintar usando a temática brasileira, ou seja, as pessoas, acontecimentos,
paisagens rurais e urbanas, animais e o folclore brasileiro. Pintava utilizando
cores que conhecera desde a infância, como
o amarelo vivo e o azul
Suas obras foram
expostas em muitos países e tornou- se uma artista muito importante para o
Brasil, pois naquele período os brasileiros ainda não entendiam muito de arte.
Produziu
aproximadamente 2.132 obras de arte, incluindo esculturas, desenhos.
Faleceu em 17 de
Janeiro de 1973 e suas obras hoje são valiosíssimas e apreciadas ao redor do
mundo.
Público
alvo: Educação Ensino Fundamental - 1º ano
Tema:
Releitura de Tarsila do Amaral
Justificativa:
A infância é um período de ampla significação do mundo e descobertas. O contato
com a arte desenvolve na criança o senso estético, a criatividade e a
sensibilidade, ampliando suas possibilidades e propiciando desenvolvimento
motor, afetivo e cognitivo.
Objetivos:
Conhecer a história e a obra da artista;
Aprender a apreciar obras de
arte;
Desenvolver o senso estético;
Fazer releituras de obras de
arte;
Valorizar a expressão própria
e a do outro;
Desenvolver a motricidade.
Conteúdos:
Apreciação e pintura
Procedimentos de Ensino:
A atividade será realizada em uma semana com 40 minutos cada.
1º Dia:
Fazer uma roda de conversa apresentando a vida e algumas obras de Tarsila do
Amaral fazendo perguntas de forma a despertar a reflexão sobre o que vê.
2 º Dia:
Apresentar algumas obras permitindo que as crianças selecionem uma para fazerem
releitura. Após a escolha fazer algumas perguntas:
O
que está acontecendo na pintura?
Quais
as cores utilizadas?
Quem
está na pintura?
Quais
objetos?
Propiciar
espaço para que as crianças possam fazer seus comentários a respeito da obra.
Na sequencia entregar uma folha de sulfite e um lápis grafite para cada um faça
um esboço da obra.
3º Dia:
Permitir que observem novamente a obra escolhida e seus esboços. Cada criança
receberá recipiente com água e um pano para limpeza dos pincéis, dois pincéis
de tamanhos diferentes, uma brocha, recipientes com quatro cores de guache,
sendo a branca para misturar com as outras. A releitura será feita em uma folha
de A3 colada em papel cartão e fixada em cavalete.
4º Dia:
Fazer uma roda de apreciação, cada criança mostrará a sua pintura e dará um
novo nome a ela.
5º Dia:
Será montado um painel com todas as pinturas, esboços, a imagem e nome da obra
de Tarsila do Amaral e foto da artista.
Recursos de ensino:
Livro - Tarsila do Amaral - Mito e Realidade do Modernismo Brasileiro.
Critérios de avaliação:
A avaliação será realizada durante todo o processo, na observação e comentários, na criação do esboço e na
releitura da obra com tinta.
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