Projeto



                           A diversidade dos bairros

·         Objetivo Geral: Reconhecer e ampliar conceitos geográficos e históricos do bairro.

·         Objetivos Específicos:
 Conhecer as origens do lugar onde mora;
 Conhecer a descendência familiar;
 Vivenciar o passado através de  registros ou imagens;  
 Conhecer a localidade do bairro;

·         Eixo Temático: História e Geografia

·         Justificativa: Pensando na importância e na necessidade de conhecer o lugar onde habita, abordando a localidade e o espaço identificando suas diferenças no qual se insere a bairros residenciais, industriais, rurais e coloniais. O foco desse projeto também abrange reconhecer fatos, tempo e sujeitos que fazem parte do contexto histórico do bairro. Também permite aos alunos aproximarem-se do inicio da formação do bairro, resgatando suas origens quanto a espaço, localidade, reconhecendo seus antepassados e como viveram.

·         Avaliação: Será no decorrer do projeto, através de pesquisa impressa e apresentação do mesmo. Cada grupo deverá expor suas ideias e pesquisa identificando fotos, imagens, ilustrações, entre outros.

·         Público- alvo:   4° ano do fundamental

·         Duração:  uma semana





Produção de texto de indicação literária

Bloco de Conteúdo
Língua Portuguesa


Objetivos
- Produzir textos de indicação literária por meio de ditado para o professor.
- Conhecer características discursivas e comunicativas desse gênero.
- Revisar os textos produzidos com a ajuda do professor.
- Refletir sobre a linguagem.

Conteúdos
- Produção de textos orais com destino escrito.
- Características do gênero textual de indicação literária.
- Revisão dos textos produzidos.

Anos
1º e 2º anos.

Tempo estimado
Nove aulas.

Material necessário
Catálogos de editoras de livros infantis e livros conhecidos do grupo, papel cartão, sulfite, canetas pretas, giz de cera ou canetas diversas.

Flexibilização para deficiência auditiva
Fale sempre de frente para a criança,siga as orientações dos profissionais e da família para o posicionamento dela em sala de aula. Incentive a colaboração no grupo. Em revezamento, os colegas podem auxiliar com esclarecimentos individuais durante as atividades

Desenvolvimento
1ª etapa
Compartilhe o projeto com os alunos e explique que farão uma exposição na escola sobre os livros preferidos. Apresente as obras e pergunte quais indicariam para os colegas lerem.

2ª etapa
Mostre catálogos e livros com resenhas na contracapa. Distribua um material para cada criança. Pergunte: "O que será que está escrito?", "Para que serve a ilustração ao lado de cada pequeno texto?". Compare o tamanho dos textos dos livros com o dos catálogos e questione se mesmo os mais curtos podem contar sobre as histórias. Leia algumas indicações em voz alta.

Flexibilização para deficiência auditiva
Como forma de garantir maior compreensão na atividade, solicite às famílias que recontem para as crianças as histórias com ilustrações e as resenhas que serão utilizadas na próxima etapa. Também é válido organizar um momento na escola para isso, convidando os colegas mais experientes, professores de informática e bibliotecários, por exemplo, para participar da releitura.

3ª etapa
Selecione uma resenha para ler em voz alta e pergunte qual parte do texto fala da trama da história. Questione se gostaram e por quê, qual trecho gerou curiosidade, se admiraram alguma passagem que deixou o texto bonito ou divertido. Faça cartazes do tipo: "A lista das palavras que deixam um texto bonito e bem escrito", "Lista de trechos que iniciam e terminam uma indicação".

Flexibilização para deficiência auditiva
Aproxime-se, mostre os cartazes com exemplos. Faça questionamentos mais individuais quando necessário.

4ª etapa
Peça que selecionem os livros que serão indicados. Leia ou peça que leiam a primeira história escolhida e proponha a produção da resenha. Releia os modelos dos catálogos, utilize os trechos escritos já conhecidos e faça perguntas referentes às características já discutidas. "Como deve começar este texto?", "Vocês preferem escrever algo misterioso, divertido ou curioso?", "Como podemos finalizar a indicação?". Depois, peça que ditem para você escrever.

Flexibilização para deficiência auditiva
Use exemplos visuais mostrando nos textos ao que se refere a pergunta,aponte as ilustrações. Lembre-se de que comandos orais podem ser perdidos.

5ª etapa
Releia o texto da atividade anterior e, sem contar todos os fatos da narrativa, pergunte se gerou curiosidade ou diversão. Discuta se há algum pedaço que gostariam de modificar e por quê, se está curto ou longo demais e se o desfecho está gerando expectativa nos futuros leitores. Releia o texto revisado para fazer outros ajustes que todos julguem necessários.

6ª e 7ª etapas
Produza com a garotada as demais indicações de leitura seguindo as etapas 4 e 5.

8ª etapa
Divida a classe em grupos para produzir as ilustrações e montar os cartazes com os textos de indicações.

9ª etapa
Organize os textos e os socialize com a comunidade escolar.

Produto final
Exposição de textos de indicações literárias para a maior circulação dos livros da biblioteca da escola.

Avaliação
Durante a produção de resenhas, observe se, ao ditar, os alunos utilizam termos e expressões que caracterizam o gênero de indicação literária e se analisam as produções com base nas intervenções feitas por você.



http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/indicacao-literaria-431559.shtml








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